titulo_isidoro.png
titulo_isidoro.png

Equipe

Ana Raquel Teixeira T. Resende

EHR_2190.jpg

Graduação (2001): Engenharia Civil, Saneamento e Meio Ambiente, UFMG.

Mestrado (2004): Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, UFMG.

Doutorado (2007):  Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos,Tratamento de águas residuárias, UFMG. Tem ampla experiência em consultoria e participação em processos de licenciamento ambiental e elaboração de projetos de saneamento e meio ambiente para diversas empresas e prefeituras.

Eliane Maria Vieira

Foto.jpg

Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (2005) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, bacia hidrográfica, SIG, qualidade da água e modelagem
hidrossedimentológica por meio do SWAT.

Vinicius Augusto da Silveira Vieira

Vinicius.png

 Engenheiro Agrônomo, UFLA,  engenheiro de Segurança do Trabalho, Faculdade Pitágoras. Mestre em Conservação de Solos, Água e Meio Ambiente – DCS/UFLA. Especialista Manejo de Irrigação, EMBRAPA/CPMS. Arborista especialista em sistemas elétricos – CEMIG. Proprietário e RT da Consultoria GEO2 Agro-Ambiental (19 anos). Professor e Pesquisador. Analista e Consultor Ambiental. Principais áreas de atuação : Consultoria agro-ambiental, licenciamento ambiental. Experiência em projetos e estudos ambientais, outorgas, recuperação de áreas degradadas. Atuação comprovada em gestão de projetos de monitoramento ambiental e estudos de impacto ambiental.   
.

Luiz Alberto Saenz Isla

Alberto_Isla.jpeg

Engenheiro de Pesca/Aquicultura pela Universidad N. La Molina (Lima-Perú, 1996). Mestre em Aquicultura (UFSC, 2000). Doutor em Ecologia (UFMG, 2016). Estágio pós-doutoral na área de Recuperação da Paisagem, Depto. Botânica, UFMG. Principais interesses: Avaliação da qualidade da Água, indicadores biológicos, biomarcadores bioquímicos, bioacumulação de poluentes em peixes e moluscos docência universitária, impactos na qualidade da água devido à urbanização, aquicultura, mineração, garimpo, petroquímica, atividades portuárias e outras atividades antropogênicas.

Alysson Armondes da Costa

foto_alysson.jpeg

Movido pelas transformações no mundo e na sociedade, e pela paixão em ser um agente ativo desses novos rumos, escolhi as ciências sociais como profissão, afim também de entender os mecanismos da cultura e da sociabilidade humana que regem os caminhos a serem trilhados na busca constante de conhecimento e de melhorar o mundo e a vida de todos. Os movimentos sociais, especialmente os movimentos negros seja da área da cultura, da educação, da política, seja da autoestima e do fortalecimento individual sempre foram meu principal campo de militância, aprendizado e de compartilhar sonhos, lutas e buscas, forjando a pessoa e o profissional que me tornei. Trabalhei no terceiro setor, em políticas públicas e em empresas, sempre voltado para experiências de relacionamento com comunidades e na presença e na troca com todos os seres humanos envolvidos nos processos de alta complexidade que envolvem grandes empreendimentos e seus impactos socioambientais. Tenho sólidas experiências em equipes multidisciplinares, uso de metodologias participativas, análises de dados, de conjuntura e cenário, condução de diálogos individualizados e coletivos, facilidade de entrada com diversos públicos de diferentes capitais culturais e econômicos, seja no meio rural ou urbano, bem como de participar de espaços coletivos formais como conselhos regionais de segurança pública. Também sou organizado com o tempo e espaço de trabalho e tenho bom relacionamento com os colegas e com todas as equipes por onde estive. Atualmente sou consultor de Avaliação de Conformidade e Operacionalidade dos Planos de Ação de Emergência de Barragens de Mineração, pela Herkenhoff e Prates.

Priscilla Macedo Moura

Foto_Priscilla.jpeg

Possui graduação em Engenharia Civil pela UFMG (2001), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG (2004) e doutorado pelo Institut National de Sciences Appliquées de Lyon, França (2008). Atualmente é professora associada na UFMG. É orientadora de mestrado e doutorado junto ao Programa de PG em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG. As principais temáticas de atuação são: hidrologia urbana, com ênfase em drenagem urbana e sistemas de auxílio à decisão, prioritáriamente análise de multicritério.

Maria Rita Scotti Muzzi

Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas, na área aplicada à biologia do solo e interação microrganismo/planta. Especialista em recuperação ambiental e coordenadora do Grupo GERA/UFMG.

 

Áreas de atuação:  
1 -Recuperação de áreas degradadas com espécies nativas sob diferentes tipos de impacto (fogo, inundação, espécies invasoras, erosão, mineração, e invasoras).
2- Estudo de bactérias e fungos promotores do crescimento vegetal e da saúde do solo, com ênfase na ênfase na fixação biológica de nitrogênio e fungos micorrízicos.
3-Estudo de indicadores físico-químicos e biológicos de qualidade de solo para aferição do grau de recuperação.
4- Ciclagem de nutrientes, estudos de decomposição da matéria orgânica do solo e sequestro de Carbono.
5- Recuperação de espaços urbanos.

 

Juni Silveira Cordeiro

Juni Cordeiro.jpeg

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e mestrado em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Doutorado em 2022, no Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais, área de concentração Recursos Hídricos. Professor Adjunto na Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira - FUNCESI. A pesquisadora e docente tem várias publicaçoes e experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Regional.

Blenda Aurea Alkimim Madeira

AirBrush_20220214094919.jpg

A secretária contratada pelo projeto Izidora é formada em medicina Veterinária no centro universitário UNIBH, em Belo Horizonte, em agosto de 2021. Ela já tem experiência como vendedora e promotora de vendas. A Blenda deverá contribuir para aprimorar a logística, o planejamento e o controle de todas as atividades de campo. Ela também deverá ajudar o coordenador e o subcoordenador nas atividades de administração, controle e prestação de contas do projeto perante o Fundo Socioambiental da CEF.
 

RICARDO MOTTA PINTO COELHO

rmpc_video_atlas1-768x576.jpg

COORDENAÇÃO

O coordenador do projeto atual, Dr. Ricardo Motta Pinto Coelho, é graduado em Biologia (licenciatura e bacharelado, UFMG). É mestre Ecologia (UnB) e possui seu doutorado em Evolução e Limnologia (Universität Konstanz, Alemanha, 1991). Ele fez seu pós-doutorado em Limnologia da eutrofização na Université Montreal, Canadá (2001). Possui experiência em monitoramento da qualidade da água, limnologia aplicda à aquicultura e em ensino de Ecologia e Meio Ambiente.

Em 2016, ele se aposentou como professor associado no ICB/UFMG, onde exerceu a docência e a pesquisa desde 1980. O docente possui ampla experiência tanto em atividades de ensino e extensão quanto em pesquisa. Foi um dos pioneiros em Educação à distância - EAD no Brasil. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Limnologia e Professor Visitante na Univertsty of Florida (Gainesville) e no DGEO/UFSJ. Foi membro de várias câmaras de assessoramento da Fapemig e coordenador do Fórum Nacional de Pós-Graduação em Ecologia. Tem vários livros publicados e algumas dezenas de artigos científicos, alguns dos quais publicados em revistas de grande impacto científico.

Telefone:

031 364308073

Siga-nos:

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn