top of page
logo pro izidora.png

Equipe

Página Atualizada em 25/10/2023

Ana Raquel Teixeira T. Resende

EHR_2190.jpg

Graduação (2001): Engenharia Civil, Saneamento e Meio Ambiente, UFMG.

Mestrado (2004): Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, UFMG.

Doutorado (2007):  Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos,Tratamento de águas residuárias, UFMG. Tem ampla experiência em consultoria e participação em processos de licenciamento ambiental e elaboração de projetos de saneamento e meio ambiente para diversas empresas e prefeituras.

Eliane Maria Vieira

Foto.jpg

Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (2005) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, bacia hidrográfica, SIG, qualidade da água e modelagem
hidrossedimentológica por meio do SWAT.

Vinicius Augusto da Silveira Vieira

Vinicius.png

 Engenheiro Agrônomo, UFLA,  engenheiro de Segurança do Trabalho, Faculdade Pitágoras. Mestre em Conservação de Solos, Água e Meio Ambiente – DCS/UFLA. Especialista Manejo de Irrigação, EMBRAPA/CPMS. Arborista especialista em sistemas elétricos – CEMIG. Proprietário e RT da Consultoria GEO2 Agro-Ambiental (19 anos). Professor e Pesquisador. Analista e Consultor Ambiental. Principais áreas de atuação : Consultoria agro-ambiental, licenciamento ambiental. Experiência em projetos e estudos ambientais, outorgas, recuperação de áreas degradadas. Atuação comprovada em gestão de projetos de monitoramento ambiental e estudos de impacto ambiental.   
.

Luiz Alberto Saenz Isla

Alberto_Isla.jpeg

Engenheiro de Pesca/Aquicultura pela Universidad N. La Molina (Lima-Perú, 1996). Mestre em Aquicultura (UFSC, 2000). Doutor em Ecologia (UFMG, 2016). Estágio pós-doutoral na área de Recuperação da Paisagem, Depto. Botânica, UFMG. Principais interesses: Avaliação da qualidade da Água, indicadores biológicos, biomarcadores bioquímicos, bioacumulação de poluentes em peixes e moluscos docência universitária, impactos na qualidade da água devido à urbanização, aquicultura, mineração, garimpo, petroquímica, atividades portuárias e outras atividades antropogênicas.

Alysson Armondes da Costa

foto_alysson.jpeg

Movido pelas transformações no mundo e na sociedade, e pela paixão em ser um agente ativo desses novos rumos, escolhi as ciências sociais como profissão, afim também de entender os mecanismos da cultura e da sociabilidade humana que regem os caminhos a serem trilhados na busca constante de conhecimento e de melhorar o mundo e a vida de todos. Os movimentos sociais, especialmente os movimentos negros seja da área da cultura, da educação, da política, seja da autoestima e do fortalecimento individual sempre foram meu principal campo de militância, aprendizado e de compartilhar sonhos, lutas e buscas, forjando a pessoa e o profissional que me tornei. Trabalhei no terceiro setor, em políticas públicas e em empresas, sempre voltado para experiências de relacionamento com comunidades e na presença e na troca com todos os seres humanos envolvidos nos processos de alta complexidade que envolvem grandes empreendimentos e seus impactos socioambientais. Tenho sólidas experiências em equipes multidisciplinares, uso de metodologias participativas, análises de dados, de conjuntura e cenário, condução de diálogos individualizados e coletivos, facilidade de entrada com diversos públicos de diferentes capitais culturais e econômicos, seja no meio rural ou urbano, bem como de participar de espaços coletivos formais como conselhos regionais de segurança pública. Também sou organizado com o tempo e espaço de trabalho e tenho bom relacionamento com os colegas e com todas as equipes por onde estive. Atualmente sou consultor de Avaliação de Conformidade e Operacionalidade dos Planos de Ação de Emergência de Barragens de Mineração, pela Herkenhoff e Prates.

Priscilla Macedo Moura

Foto_Priscilla.jpeg

Possui graduação em Engenharia Civil pela UFMG (2001), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG (2004) e doutorado pelo Institut National de Sciences Appliquées de Lyon, França (2008). Atualmente é professora associada na UFMG. É orientadora de mestrado e doutorado junto ao Programa de PG em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG. As principais temáticas de atuação são: hidrologia urbana, com ênfase em drenagem urbana e sistemas de auxílio à decisão, prioritáriamente análise de multicritério.

Maria Rita Scotti Muzzi

foto  MR.jpg

Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas, na área aplicada à biologia do solo e interação microrganismo/planta. Especialista em recuperação ambiental e coordenadora do Grupo GERA/UFMG.

 

Áreas de atuação:  
1 -Recuperação de áreas degradadas com espécies nativas sob diferentes tipos de impacto (fogo, inundação, espécies invasoras, erosão, mineração, e invasoras).
2- Estudo de bactérias e fungos promotores do crescimento vegetal e da saúde do solo, com ênfase na ênfase na fixação biológica de nitrogênio e fungos micorrízicos.
3-Estudo de indicadores físico-químicos e biológicos de qualidade de solo para aferição do grau de recuperação.
4- Ciclagem de nutrientes, estudos de decomposição da matéria orgânica do solo e sequestro de Carbono.
5- Recuperação de espaços urbanos.

 

Juni Silveira Cordeiro

Juni Cordeiro.jpeg

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e mestrado em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Doutorado em 2022, no Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais, área de concentração Recursos Hídricos. Professor Adjunto na Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira - FUNCESI. A pesquisadora e docente tem várias publicaçoes e experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Regional.

Maria Manoela Gimmler Netto

Maria Manoela_1.jpg

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2006. Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (PPG ACPS) pela Escola de Arquitetura e Urbanismo (EA) da UFMG, em 2014. Doutora pelo mesmo programa em 2020.

 

É pesquisadora do Laboratório da Paisagem (LaP) da EA da UFMG e integrante do Grupo de Pesquisa CNPq em Desenho Ambiental.

 

Possui experiência acadêmica em pesquisas sobre Morfologia Urbana, Paisagem e Ambiente.

 

Recebeu dois prêmios pelo Instituto de Arquitetos do Brasil em Minas Gerais (IAB-MG) referentes à dissertação de mestrado sobre A Paisagem de Ouro Preto, em 2014 e à coautoria no Livro Fundamentos de Morfologia Urbana, publicado no Brasil em 2015 e reimpresso em 2017.

 

Possui experiência docente em graduação no curso de Arquitetura e Urbanismo. É professora de pós-graduação no curso de especialização em Arquitetura da Paisagem no Instituto de Educação Continuada (IEC) da PUC Minas. E possui experiência prática na elaboração de projetos com enfoque em paisagem, reabilitação de áreas degradadas, requalificação urbano ambiental e patrimônio cultural.

Marcelo Antonio Nero

Marcelo Neto.jpg

Prof. Adjunto,Departamento de Cartografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É credenciado no Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais (linha de pesquisa de qualidade temática e orientação de mestrados e doutorado). Orientador de alunos de iniciação científica, pesquisador/consultor do Laboratório de Geotecnologias (GEOTEC/IGC/UFMG).

Foi Prof. Adjunto II do Departamento de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), professor orientador de alunos de iniciação científica e do Programa de Pós Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologia da GeoInformação, coordenador e colaborador de projetos de extensão nessa mesma instituição (2010-2014).

 

Foi Prof. Formador I do Programa de pós-graduação latu sensu de Gestão de Instituições Federais de Educação Superior, subárea de Tecnologias, Universidade Aberta do Brasil (UAB), desde julho de 2019-2020.

 

Atuou nas disciplinas de Cartografia e Transportes (2005) aplicadas na graduação em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Atuou como professor de pós-graduação latu-sensu no SENAC-SP, UNIAMERICA (Foz do Iguacu-PR), FAEMA (Ariquemes-RO) e na Faculdade Católica de Uberlândia (Uberlândia-MG).

Experiência profissional em Cartografia (básica e aplicada), Geoprocessamento, GNSS, SIG, Geomarketing, pesquisa científica, consultoria e afins.

Reisila Simone Migliorini Mendes

Resila_Simone_2.png

 

Mestrado e Doutorado em Biologia Vegetal, pela Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG). Pesquisadora associada ao grupo de estudos de Recuperação Ambiental (GERA/UFMG/CNPq) e ao grupo de pesquisa Neotropical Gall Group (Gall Group/UFMG/CNPq). Está atuando na recuperação de áreas degradadas sob diferentes impactos e no estudo de galhas como bioindicadores de estresse ambiental.

 

É professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Ibirité), coordenadora do Laboratório de Botânica Aplicada (Laboa) e chefe de departamento de Ciências Biológicas da UEMG/Ibirité.

RICARDO MOTTA PINTO COELHO

rmpc_video_atlas1-768x576.jpg

COORDENAÇÃO

O coordenador do projeto atual, Dr. Ricardo Motta Pinto Coelho, é graduado em Biologia (licenciatura e bacharelado, UFMG). É mestre Ecologia (UnB) e possui seu doutorado em Evolução e Limnologia (Universität Konstanz, Alemanha, 1991). Ele fez seu pós-doutorado em Limnologia da eutrofização na Université Montreal, Canadá (2001). Possui experiência em monitoramento da qualidade da água, limnologia aplicda à aquicultura e em ensino de Ecologia e Meio Ambiente.

Em 2016, ele se aposentou como professor associado no ICB/UFMG, onde exerceu a docência e a pesquisa desde 1980. O docente possui ampla experiência tanto em atividades de ensino e extensão quanto em pesquisa. Foi um dos pioneiros em Educação à distância - EAD no Brasil. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Limnologia e Professor Visitante na Univertsty of Florida (Gainesville) e no DGEO/UFSJ. Foi membro de várias câmaras de assessoramento da Fapemig e coordenador do Fórum Nacional de Pós-Graduação em Ecologia. Tem vários livros publicados e algumas dezenas de artigos científicos, alguns dos quais publicados em revistas de grande impacto científico.

organograma_projeto_izidora.png

Organograma do Projeto Izidora

Os bons resultados alcançados pelo projeto devem-se a uma equipe altamente motivada e integrada, totalmente voltada para atingir os objetivos propostos.

bottom of page