top of page
logo pro izidora.png
Última atualização: 21/7/23

TVAPS: o que é isso?

A última entrega do Projeto Izidora será composta por um conjunto de Tanques de Evapotranspiração - TVAPs,  um sistema inovador de tratamento de esgotos domésticos, uma tecnologia criada por uma empresa  pública de extensão rural do Governo de Minas Gerais, a EMATER. 

Ao contrário das fossas sépticas, as TVAPs não geram efluentes líquidos e, portanto, não poluem o solo e nem o lençol freático. Os domicílios que receberão o conjunto de 12 TVAPS foram escolhidos após uma sequência de estudos e pesquisas envolvendo uma equipe multidisciplinar composta  por engenheiros sanitaristas e agrimensores, agrônomos, geólogos, limnólogos, botânicos e cientistas sociais. Obviamente a comunidade foi consultada e participou ativamente de diversas atividades socioambientais especificamente voltadas a questão do saneamento e à conservação de recursos hídricos e florestais.

Em 19 de junho de 2023, foi assinado um contrato no valor de R$137.784,60 (Cento e trinta e sete mil setecentos e oitenta e quatro reais e sessenta centavos) com a empresa "MAIS AMBIENTE ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA" que prevê a construção de, no mínimo, 12 (doze) TEVAPs nas residências que foram selecionadas em nossos estudos (vide abaixo). No momento (21/7/23), a empresa está contactando todos os moradores, com o auxílio do cientista social, Alysson Armondes, bem como as lideranças comunitárias para acertar todos os detalhes da logística das obras.

Os relatórios contendo a nossa proposta de localização das TVAPS foram ainda submetidos à diversas instâncias na Prefeitura de Belo Horizonte-PBH, culminando com a dispensa de licenciamento ambiental concedida pela Secretaria do Meio Ambiente da PBH, o que ocorreu em 03 de março de 2023 (proc. 55-063488/22-23).

A nossa proposta visa não somente entregar um conjunto de TVAPS à comunidade, mas também avaliar se essa tecnologia pode contribuir de modo mensurável para a melhoria da qualidade de água dos mananciais da região de estudos.

Considerando o acima exposto, a equipe do Projeto Izidora resolveu concentrar as TVAPS em um único tributário, o córrego da Nascente N-1, onde o nosso programa de monitoramento da qualidade de água contém três pontos de monitoramento das águas, ou seja o ponto 12 (à montante das TVAPS) e os pontos P-10 e P-13 (à jusante das TVAPS), sendo que o ultimo está localizado no córrego Macacos.

A figura acima mostra a área de estudos do Projeto Izidora (Setores 1-A e 1-B e Setor 2), a rede hidrográfica com foco especial no Córrego Macacos e nos seus tributários da margem direita, onde estão concentradas as nossas intervenções (Nascentes N1, N2, N3-A e N3-B). Em azul, estão representados os pontos de monitoramento da qualidade de água. Em amarelo, os locais onde serão instaladas as TVAPS. Ao clicar sobre o mapa, você poderá baixar uma versão em alta resolução no formato A0.

O cartograma acima traz o mapeamento feito por drone pela RMPC, com as indicações das residências onde serão instaladas as TVAPS (pontos em amarelo). Os pontos assinalados na cor azul representam os pontos de monitoramento da qualidade de água.

Página criada em 05 de junho de 2023
bottom of page