top of page
logo pro izidora.png

Notícias

Última atualização: 22 de abril de 2024

Novidade

Números do
Projeto Izidora

Baixe aqui uma versão atualizada dos números do Projeto Izidora. Aqui, você terá as últimas informações sobre as TVAPS e as inúmeras melhorias (CEMIG, COPASA) que talvez foram apressadas pela presença constante do Projeto Izidora nos ultimos anos na comunidade.

Monitoramento da Qualidade de Água

7 Campanhas 2022-2023

A sétima e última campanha de monitoramento da água do Projeto Izidora foi realizada entre os dias 2 e 3 de outubro de 2023.

Apresentamos aqui algumas informações sobre todas as campanhas realizadas bem como destacamos os dados mais relevantes.

Estamos agora analisando os dados, comparando e isolando os principais padrões, realizando comparações com a literatura especializada e executando algumas análises estatísticas.

Em breve, estaremos publicando dois capítulos sobre esse programa no livro que será editado em breve pela coordenação do projeto.

VII Campanha de Monitoramento das Águas - 2 e 3 Outubro de 2023

Fotos da nossa última campanha de monitoramento das águas do Projeto Izidora.

As coletas foram realizadas nos dias 2 e 3 de outubro de 2023.

Havia chovido bastante nos dois dias antes das coletas mas a maioria dos pontos coletados na bacia do Rib. Macacos ainda apresentavam uma vazão muito baixa, apesar dos inícios de forte enxurrada e carreamento de grandes volumes de sedimentos.

No dia 30 de setembro, foi realizada a segunda atividade socioambiental de capacitação sobre as TVAPs. Participaram dessa atividade, diversos moradores da Ocupação Vitória, as suas lideranças (Renata e Paulinha), a equipe da empresa contratada para a construção das TVAPs (Mais Ambiente), membros do Projeto Izidora (Ricardo, Alberto e Alysson), além de diversos convidados que atuam em movimentos sociais, ações socioambientais de organizações não governamentais.  A instalação escolhida está localizada na cozinha comunitária da ocupação.

O objetivo desse encontro foi mostrar "in loco" todas as fases da construção de uma TVAP.  As etapas compreenderam desde a colocação do reator anaeróbico (pneus) , vindo, em seguida, a disposição de diferentes camadas de brita, areia, solo. Finalmente, todos visitaram algumas TVAPS dos vizinhos que já estavam em funcionamento com a plantação das bananeiras (e outras heliconias).

A atividade foi um grande sucesso!

Os resultados da sexta campanha de monitoramento da qualidade das águas do Projeto Izidora já estão disponíveis. Essa campanha amostrou 20 pontos de coletas entre os dias 14 e 15 de agosto de 2023.

 

A apresentação dos principais resultados das 6 campanhas já realizadas poderá ser baixado no link abaixo.

analises_ago2023.png

Veja os últimos reels do Projeto Izidora

reel.jpg

A sexta campanha de monitoramento das águas do Projeto Izidora foi realizada nos dias 14 e 15 de agosto de 2023. Foram amostrados 20 pontos de coletas onde foram mensuradas 21 diferentes variáveis físico-químicas da água.

O objetivo dessa campanha é avaliar o impacto (positivo ?) das intervenções feitas sobre a disponibilidade e qualidade das águas.

As análises serão realizadas, como sempre, nos laboratórios da SGS Geosol de Vespasiano. A foto mostra o carregamento da frascaria que é uma fase importante da logísitca da campanha.

Fotos: RMPC em 17/8/23

No dia 12 de agosto de 2023 foi realizada a segunda atividade socioambiental voltada às TVAPs, sendo que essa atividade foi a primeira já com o andamento das obras. Participaram da atividade os engenheiros e técnicos da empresa "Mais Ambiente", juntamente com membros da equipe do Projeto Izidora (Alysson Armondes e Alberto Saenz Isla). A atividade foi realizada, como sempre, na Horta Comunitária da Ocupação Vitória. 

Izidora_v3.png

Números do Projeto Izidora

Os videos estão disponíveis apenas no formato Powerpoint

Projeto Izidora na UFMG

 

Estamos apresentando muitos dos resultados do Projeto Izidora no curso internacional  "Recuperação de rios urbanos" (códigos BOT 818-B, ACP-809-I) que faz parte dos Programas de Pós-Graduação Biologia Vegetal (PPGBV) e Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura da UFMG. A iniciativa é da Profa. Maria Rita Muzzi do Grupo GERA da UFMG juntamente com o Dr. Alberto Isla (bolsista CAPES pós-dutoramento).

No dia 6 de junho de 2023, o coordenador do Projeto Izidora,  fez uma visita acompanhado dos diretores da empresa "Mais Ambiente" e de sua equipe à Nascente N-1, onde serão instaladas algumas TVAPS em locais estratégicos. Essa é uma ação prevista no projeto.  No local, já se encontra uma equipe da Copasa dando início aos trabalhos de instalação das redes de esgoto e água tratada. A instalação das TVAPS, além de ser uma demanda da comunidade, faz parte do nosso programa de monitoramento da qualidade de água, pois pretendemos avaliar se essa metodologia poder levar a uma rápida melhora da qualidade das águas do Córrego Macacos. Por outro lado, o prazo para a conclusão dos trabalhos da Copasa é de 1 ano.

Projeto Izidora doa mobiliário e diversos equipamentos para a Associação de moradores da Ocupação Vitória

No 06 de maio de 2023, um sábado, o coordenador do Projeto Izidora, Prof. Ricardo M. Pinto-Coelho acompanhou pessoalmente a entrega da primeira parte das doações obrigatórias de móveis e equipamentos que foram adquiridos pelo projeto Izidora através do ACF 209/2021. Nessa primeira fase, a doação incluiu todos os itens de mobiliário (mesas de trabalho e de reunião, cadeiras, filtro de água, câmera de vigilância, etc.) e todo material áudio-visual (data show, extensões, tablet de alta resolução, telão, mesa e 20 cadeiras para aulas, etc.).

A empresa também doou - em caráter voluntário- alguns equipamentos comprados com recursos próprios da empresa (01 computador desktop com impressora, 01 ventilador, 01 telefone,  01 microondas, 02 estantes completas), seleção de livros didáticos de autoria RMPC, dentre outros itens. 

A maior parte do material doado foi colocada na nova sede comunitária. Os equipamentos de maior valor foram entregues ao Sr. Adão na Horta Comunitária.

O Projeto Izidora se apresenta para as crianças da Ocupação Vitória

O projeto dedicou o sábado do dia 29 de abril para a criançada da Ocupação Vitória. Diversas atividades lúdicas, diálogos e historinhas sobre as florestas e as águas foram organizadas por nossa equipe que também cuidou para garantir um lanche legal e brincadeiras com tutores. O objetivo da ação foi o de garantir que esses jovens possam compreender melhor e apoiar o projeto e ainda que suas famílias possam adotar as novas florestas que estão sendo criadas.

 

A atividade socioambiental foi planejada, coordenada e executada pela equipe da Profa. Maria Rita Scotti Muzzi (Grupo GERA/UFMG). O local escolhido foi a Praça da Árvore, que fica bem na entrada da Ocupação Vitória, próximo ao Campo do Baronesa F.C.

Cartaz Atividade Socioambiental 05.jpg

Projeto Izidora na Praça

Uma manhã de bate papo, de troca de informações e muita diversão para a garotada. O objetivo aqui é buscar o envolvimento da comunidade na preservação das águas e florestas da comunidade.

Atividade Socioambiental 4

Em 15 de abril de 2023, foi realizada a quarta atividade socioambiental e o tema das conversas foi sobre as TVAPS. Essa é  uma alternativa para a coleta e tratamento das águas negras que substitui, com inúmeras vantagens, as tradicionais fossas sépticas.  A atividade foi coordenada pelo Dr. Alberto Isla, com o apoio do cientista social Alysson Armondes.

IMG_20230325_102847049_BURST001.jpg

Atividade Socioambiental 3

No dia 25 de março de 2023, foi realizada a terceira atividade socioambiental. As Dra. Ana Raquel Teixeira e a Profa. Dra. Priscila Macedo receberam um número expressivo de pessoas da comunidade para falar e conversar sobre o saneamento ambiental. O cientista social Alysson Armondes, o coordenador Ricardo Motta e o Dr. Alberto Isla também estiveram presentes. 

IMG_20230325_094113975_HDR.jpg
IMG_20230318_101226718_HDR.jpg

Atividade Socioambiental 2

No dia 18 de março de 2023, um sábado, foi realizada a segunda atividade socioambiental com foco no programa de monitoramento da água. As pessoas já começaram a participar e estabelecemos um formato de "bate-papo" ouvindo muito e trocando impressões com os presentes.

IMG_20230318_104929007_HDR.jpg
IMG_20221025_102808951_HDR.jpg

Campanha 5 - Já foi realizada !

Youtube.png
IMG_20230323_101333547_HDR.jpg

Veja aqui os resultados das 4 coletas realizadas em junho, agosto e outrobro de 2022 e fevereiro de 2023.

Youtube.png

Atividades socioambientais
Em 11 de março de 2023 foi dada da largada na série de atividades previstas. A audiência ainda foi muito limitada mas estamos trabalhando para atrair mais pessoas.

Oficinas Temáticas vão começar em 11/3 (sáb.)

Cartaz_Todas_Oficinas.png
Oficina Tematica 01 Eliane 11MAR2023.jpg

Visita do corpo técnico da GIGOV (CEF, BH) ao Projeto Izidora. (23 FEV 2023)

Izidora_v3.png

Conclusão da Primeira Fase das Intervenções
Veja aqui os resultados das ações de limpeza, drenagem, bacias de acumulação e plantio de vegetação pioneira nos córregos/nascentes 3A e B.

Duas nascentes já estão  prontas para receber  o plantio
Em 06 de setembro de 2022, recebemos uma visita dos gestores da PBH para uma visita conjunta às áreas de intervenção (N3-A e N3-B)

E as obras já começaram

As obras de drenagem, limpeza e preparo do solo para o plantio de sementes já começaram a todo vapor no setor N-3

E a segunda campanha
de monitoramento das águas já começou em agosto de 2022

Resultados do Monitoramento da Qualidade de Água
(14 e 15 de agosto 2022)

Os dados de agosto confirmaram as tendências já observadas em junho/2022. As águas dos córregos amostrados fora da Ocupação Vitória (Terra Vermelha, Fazenda Velha ou Tamboril e Isidoro) exibiram uma contaminação por esgotos muito maior, apesar de estarem em regiões urbanizadas, com melhores condições de saneamento. É também notável o "serviço ecológico" desempenhado pelas áreas encharcadas (brejos de taboas) na filtragem para a melhoria da qualidade de água dentro da Ocupação Vitória.

Resultados Parciais do Monitoramento das Águas
(Coleta de Junho 2022)

Os resultados do monitoramento sugerem que as águas dentro da Ocupação Vitória (barras em amarelo) ainda podem ser salvas e estão com uma qualidade melhor do que os córregos situados em áreas urbanizadas. É possível destacar o papel dos brejos (áreas úmidas) em filtrar e manter uma melhor qualidade de água.

Mensagem do Coordenador
Ricardo M. Pinto-Coelho 17/jun/2022

rmpc_jun2022.png

O trabalho  de revegetação e recomposição  começa com levantamentos completos da vegetação ainda existente com a coleta de informações sobre as plantas (altura, estado fisiológico, etc) bem como a coleta de sementes. (Fotos: grupo de pesquisas coordenado pela Profa. Maria Rita Muzzi (Deto. Botânica/ICB/UFMG).

Tensiômetros são usados no terreno para verificar  a quantidade de água retida no solo que é uma variável importante para a escolha correta das espécies de plantas que serão usadas (Fotos: grupo de pesquisas coordenado pela Profa. Maria Rita Muzzi (Deto. Botânica/ICB/UFMG).

O trabalho de recomposição da vegetação inclui a identificação das espécies arbóreas existentes nos fragmentos de mata; ensaios de germinação das sementes e a montagem de um banco de mudas que será usado na recomposição da vegetação. (Fotos: grupo de pesquisa  coordenado pela Profa. Maria Rita Muzzi (Deto. Botânica/ICB/UFMG).

As residências nas  áreas de intervenção do projeto "Izidora" foram identificadas através de georeferenciamento e  todas elas serão visitadas pela equipe formada pelo cientista social e a engenheira sanitarista para que possamos identificar as melhores alternativas para a instalação de 66 TVAPS na área do projeto.  Mapa e shapefiles da s residencias : RMPC.

Palestra dada pelo Dr. Alberto Isla no IFES de João Pessoa (PB), em  09 de maio de 2022, sobre a tecnologia das TVAPS desenvolvidas pela EMATER-MG e o seu uso no Projeto "Izidora". Esse é um sistema de tratamento de efluentes domésticos (águas negras)  que não gera contaminação do solo nem do lençol freático. As TVAPS têm sido usadas com sucesso em áreas sem esgotos.  (Fotos:  Dr. Alberto Isla)

Um conjunto de equipamentos e itens de mobiliário foi adquirido pelo Projeto "Izidora" com fundos do FSA/CEF. Esses itens estão sendo de fundamental importância para o desenvolvimento do projeto. Fotos: RMPC, LASI e Blenda Alkimin. Na foto, o treinamento na CPE com a Profa. Eliane Vieira (UNIFEI).

Um projeto de recuperação ambiental em uma comunidade com diversas carências exige uma atenção especial com as lideranças comunitárias. A equipe do projeto Izidora tem se esforçado para manter um diálogo constante não somente com todas as lideranças da Ocupação Vitória, como também com outras lideranças comunitárias do entorno.

O vídeo mostra a inauguração do projeto "Izidora" em 03 de dezembro de 2021. Vídeo: RMPC.

Página atualizada em 12 de março de 2023

bottom of page