titulo_isidoro.png
titulo_isidoro.png

Novidades

Resultados do Monitoramento da Qualidade de Água
(14 e 15 de agosto 2022)

Os dados de agosto confirmaram as tendências já observadas em junho/2022. As águas dos córregos amostrados fora da Ocupação Vitória (Terra Vermelha, Fazenda Velha ou Tamboril e Isidoro) exibiram uma contaminação por esgotos muito maior, apesar de estarem em regiões urbanizadas, com melhores condições de saneamento. É também notável o "serviço ecológico" desempenhado pelas áreas encharcadas (brejos de taboas) na filtragem para a melhoria da qualidade de água dentro da Ocupação Vitória.

Duas nascentes já estão  prontas para receber  o plantio Em 06 de setembro de 2022, recebemos uma visita dos gestores da PBH para uma visita conjunta às áreas de intervenção (N3-A e N3-B)

E as obras já começaram

As obras de drenagem, limpeza e preparo do solo para o plantio de sementes já começaram a todo vapor no setor N-3

E a segunda campanha
de monitoramento das águas já começou em agosto de 2022

Resultados Parciais do Monitoramento das Águas
(Coleta de Junho 2022)

Os resultados do monitoramento sugerem que as águas dentro da Ocupação Vitória (barras em amarelo) ainda podem ser salvas e estão com uma qualidade melhor do que os córregos situados em áreas urbanizadas. É possível destacar o papel dos brejos (áreas úmidas) em filtrar e manter uma melhor qualidade de água.

rmpc_jun2022.png

Mensagem do Coordenador
Ricardo M. Pinto-Coelho 17/jun/2022

O trabalho  de revegetação e recomposição  começa com levantamentos completos da vegetação ainda existente com a coleta de informações sobre as plantas (altura, estado fisiológico, etc) bem como a coleta de sementes. (Fotos: grupo de pesquisas coordenado pela Profa. Maria Rita Muzzi (Deto. Botânica/ICB/UFMG).