
Notícias
Última atualização: 17 de agosto de 2023
A sexta campanha de monitoramento das águas do Projeto Izidora foi realizada nos dias 14 e 15 de agosto de 2023. Foram amostrados 20 pontos de coletas onde foram mensuradas 21 diferentes variáveis físico-químicas da água.
O objetivo dessa campanha é avaliar o impacto (positivo ?) das intervenções feitas sobre a disponibilidade e qualidade das águas.
As análises serão realizadas, como sempre, nos laboratórios da SGS Geosol de Vespasiano. A foto mostra o carregamento da frascaria que é uma fase importante da logísitca da campanha.
Fotos: RMPC em 17/8/23
No dia 12 de agosto de 2023 foi realizada a segunda atividade socioambiental voltada às TVAPs, sendo que essa atividade foi a primeira já com o andamento das obras. Participaram da atividade os engenheiros e técnicos da empresa "Mais Ambiente", juntamente com membros da equipe do Projeto Izidora (Alysson Armondes e Alberto Saenz Isla). A atividade foi realizada, como sempre, na Horta Comunitária da Ocupação Vitória.
Projeto Izidora na UFMG
Estamos apresentando muitos dos resultados do Projeto Izidora no curso internacional "Recuperação de rios urbanos" (códigos BOT 818-B, ACP-809-I) que faz parte dos Programas de Pós-Graduação Biologia Vegetal (PPGBV) e Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura da UFMG. A iniciativa é da Profa. Maria Rita Muzzi do Grupo GERA da UFMG juntamente com o Dr. Alberto Isla (bolsista CAPES pós-dutoramento).
No dia 6 de junho de 2023, o coordenador do Projeto Izidora, fez uma visita acompanhado dos diretores da empresa "Mais Ambiente" e de sua equipe à Nascente N-1, onde serão instaladas algumas TVAPS em locais estratégicos. Essa é uma ação prevista no projeto. No local, já se encontra uma equipe da Copasa dando início aos trabalhos de instalação das redes de esgoto e água tratada. A instalação das TVAPS, além de ser uma demanda da comunidade, faz parte do nosso programa de monitoramento da qualidade de água, pois pretendemos avaliar se essa metodologia poder levar a uma rápida melhora da qualidade das águas do Córrego Macacos. Por outro lado, o prazo para a conclusão dos trabalhos da Copasa é de 1 ano.