top of page
logo pro izidora.png

Notícias

Última atualização: 11 de Julho de 2024

Etapas do Workshop de Encerramento

Prévia - Fotos  - Junio Souza - _juniosouzafotos - Projeto Izidora 23-24 de maio de 2024 (

Etapa 1: Casa de Francsico (23/05/24)

Gran Final.jpg

Etapa 2: ICB/UFMG (24/05/24)

IMG_20240523_114500734_HDR.jpg

Etapa 3:  Instituto Vitória Resiste (02/06/24)

Novidade

Números do
Projeto Izidora

Baixe aqui uma versão atualizada dos números do Projeto Izidora. Aqui, você terá as últimas informações sobre as TVAPS e as inúmeras melhorias (CEMIG, COPASA) que talvez foram apressadas pela presença constante do Projeto Izidora nos ultimos anos na comunidade.

Monitoramento da Qualidade de Água

7 Campanhas 2022-2023

A sétima e última campanha de monitoramento da água do Projeto Izidora foi realizada entre os dias 2 e 3 de outubro de 2023.

Apresentamos aqui algumas informações sobre todas as campanhas realizadas bem como destacamos os dados mais relevantes.

Estamos agora analisando os dados, comparando e isolando os principais padrões, realizando comparações com a literatura especializada e executando algumas análises estatísticas.

Em breve, estaremos publicando dois capítulos sobre esse programa no livro que será editado em breve pela coordenação do projeto.

VII Campanha de Monitoramento das Águas - 2 e 3 Outubro de 2023

Fotos da nossa última campanha de monitoramento das águas do Projeto Izidora.

As coletas foram realizadas nos dias 2 e 3 de outubro de 2023.

Havia chovido bastante nos dois dias antes das coletas mas a maioria dos pontos coletados na bacia do Rib. Macacos ainda apresentavam uma vazão muito baixa, apesar dos inícios de forte enxurrada e carreamento de grandes volumes de sedimentos.

No dia 30 de setembro, foi realizada a segunda atividade socioambiental de capacitação sobre as TVAPs. Participaram dessa atividade, diversos moradores da Ocupação Vitória, as suas lideranças (Renata e Paulinha), a equipe da empresa contratada para a construção das TVAPs (Mais Ambiente), membros do Projeto Izidora (Ricardo, Alberto e Alysson), além de diversos convidados que atuam em movimentos sociais, ações socioambientais de organizações não governamentais.  A instalação escolhida está localizada na cozinha comunitária da ocupação.

O objetivo desse encontro foi mostrar "in loco" todas as fases da construção de uma TVAP.  As etapas compreenderam desde a colocação do reator anaeróbico (pneus) , vindo, em seguida, a disposição de diferentes camadas de brita, areia, solo. Finalmente, todos visitaram algumas TVAPS dos vizinhos que já estavam em funcionamento com a plantação das bananeiras (e outras heliconias).

A atividade foi um grande sucesso!